sexta-feira, 17 de junho de 2011

Eu tô pagando!

Hoje eu estou na universidade, mas sempre me pego pensando de como vai ser quando eu começar a trabalhar... Com quem eu irei trabalhar? Onde? Essas coisas me assustam...
        Ultimamente eu venho reparado nos trabalhadores com que eu me deparo todos os dias, e eu percebi que independente da função que eles exercem na sociedade, se ele é feliz com ela, sempre será um bom profissional.
        Hoje eu entrei no ônibus e o cobrador me deu um belo “Bom dia!”, parece ser a coisa mais comum do mundo ouvir essa frase de manhã, mas eu senti que não foi um bom dia mecânico, mas sim um autentico bom dia! E também nessa semana quando eu estava fazendo uma pesquisa em uma empresa ruralista para apresentar meu seminário, fui muito bem atendida pela telefonista da FAEPA, que me tratou como se eu realmente fosse uma pessoa importante lá dentro, eu fico até feliz só de me lembrar... Ela me explicou tudo bem detalhado, e quando desligou mandou até beijos, eu fiquei feliz por isso!
É desagradável você chegar em algum lugar e ser atendido por um funcionário mal humorado, que está te passando uma energia ruim, ou por aqueles que ficam te seguindo dentro da loja, como se você fosse roubar algo.Quando isso acontece comigo eu me sinto totalmente sufocada e desisto da compra.
Eu tenho sérios problemas com funcionários de alguns locais daqui de Belém. Tem uma funcionária que trabalha como atendente de uma famosa sorveteria daqui. Ela sempre me trata mal, e não é neura minha não! Uma vez eu fui comprar sorvete lá, e perguntei pra ela se tinha “Romeu & Julieta”, ela olhou pra minha cara e perguntou se tinha esse tipo de sorvete escrito no letreiro que estava pendurado lá... Eu fiquei totalmente sem reação, e pra completar ainda estava sem óculos, mas continuei olhando pra cara dela como se eu tivesse perguntando: “Você não vai responder?”. Outra vez a mesma funcionária disse que eu tinha que me retirar porque estava há muito tempo sentada lá, e o espaço era rotatório... E de novo eu fiquei sem reação, e em nenhum lugar dentro da sorveteria tinha alguma plaquinha avisando que tinha tempo pra sair. Parece que tem gente que acha que está fazendo o favor de vender pra gente, oraporra! Eu que to fazendo o favor de pagar o salário deles!
A arte de trabalhar requer do profissional muita paciência, principalmente para aqueles que vão lidar com o público... As vezes as pessoas acham que devem abusar dos vendedores, atendentes, telefonistas e adjacentes, só porque eles têm a “obrigação”de nos atender. Essa semana eu estava fazendo compras em uma loja de departamentos, quando comecei a ouvir umas senhoras que estavam na fila atrás de mim, resmungado contra  uma das vendedoras que estava  em um dos caixas, e o dialogo foi:

Tia 1: Mana tu viu só essa vendedora?
Tia 2: O que foi?
Tia 1: Ele me olhou com uma cara de raiva...
Tia 2: Ixi! Foi mesmo?
Tia 1: Ela pensa que é quem? Ela não passa de uma balconistazinha! Eu que pago o salário dela, é por isso que ela ta atrás do balcão, é pra me atender bem!
Tia 2: É mana, a gente ta pagando e ainda é tratado mal.

Eu não vi a funcionária olhar pra ela, mais sei lá, ficou um clima super ruim entre as vendedoras, porque o que a senhora disse valeu pra todas, do ponto de vista foram frases muito rebaixadoras, as vezes uma palavra ofende quem não tem nada a ver com a situação.
O pior de que ter problemas com o público é ter problemas dentro do seu próprio trabalho... Sempre existe uma certa rivalidade dentro do emprego, principalmente entre mulheres (eu digo isso porque sei aonde nós vamos pra conseguir uma coisa...). O respeito tem que existir acima de tudo, pois às vezes confundimos amizade com trabalho, principalmente aqueles que atuam em escritório...
Eu acredito que tem que haver o respeito tanto do lado do funcionário, quanto do cliente, pois sempre tem uns  que adoram humilhar os vendedores... Eu já vi cada cena ridícula. Uma vez um homem fazendo um show de escândalos com uma vendedora porque ela tinha passado a compra duas vezes... Ele está certo de reclamar, mas tudo poderia ter se resolvido com uma conversa, ele poderia ter chamado calmamente o gerente, e pronto! As coisas se resolveriam, mas algumas pessoas adoram um barraquinho né?
Sempre irá haver uma troca de favores, ninguém é melhor que ninguém ao ponto de achar que tem o direito de ofender, expor alguém... As relações profissionais tinham que ser tratadas dessa forma, com respeito! Cada um tem sua função na sociedade, uns dependem dos outros, assim o mundo continua andando...

Um comentário:

Jessica disse...

Falou tudo. Trabalho com atendimento ao público há 5 anos, e já vi, ouvi e vivenciei cada cena deplorável. Se você é feliz no que faz, tudo é mais fácil.