domingo, 20 de fevereiro de 2011

A pior tortura

Ultimamente, andei conversando com amigos que hoje estão fazendo o convênio,e a cada conversa que tenho com eles me vem uma lembrança MUITO desagradável do meu período de pré-vestibular.

O vestibular devia ser considerado o maior meio de tortura que a humanidade já criou! Pois não é só um dia de sofrimento, é um ano inteiro ( isso se você não for um rato de cursinho),e pior que tem gente que leva 11 anos pra entrar em uma universidade.Você sofre pressão até pelo tio do mercadinho do seu bairro...Todos ficam perguntando :” o que você vai fazer?”,e você fica totalmente atônito e fala qualquer curso, só pra se livrar da situação, pois se você conta o seu sonho, sempre tem um invejoso que vai ficar jogando areia nos seus planos,e era nessas horas que eu me lembrava da mamãe dizendo :” NUNCA fala o que tu vais fazer” ou “quando eu fiz vestibular ninguém me viu saindo de casa,eu sai de manhã cedo pra ninguém desconfiar” .E você ainda tem que lidar com inseparáveis amigos falsos, que ficam medindo as suas notas com as deles,só pra saber se você tem condições de realmente passar.

A cada mês que se aproxima da data das provas,parece que seu estômago vai encolhendo,e você vai ficando em estado de adrenalina total. Cada dia no colégio/cursinho é mais desesperador, principalmente quando você vê alguém que está concorrendo ao mesmo curso que você,tirando notas melhores.Tem até cursinhos que tem turmas específicas de medicina, meu Deus isso deve ser uma tortura, ter que estudar em uma turma com quase 100 alunos todos disputando com você( o pior é que existem vários desses cursinhos).Os professores ficam contando estórias mirabolantes da época deles de vestibular,estórias de quando eles eram pobres,de como conseguiram chegar onde eles estão hoje...Eu tinha um professor que colocava nas nossas apostilas coisas como :”Menino pobre amassador de açaí venceu na vida,e porque você não pode?”É por que eu não posso? E você fica se perguntando isso o ano inteiro, e quando você está fazendo a sua maldita prova de vestibular, lhe vem na memória a apostila do professor, e as suas velhas palavras sábias que ele diz há mais de 20 anos.

E quando você acha que tudo está acabado... Você chega em casa morto depois da prova,liga a TV e vê uma droga de noticiário dizendo que a prova do ENEM vai ser anulada (conta um nova!),ou que um cursinho de sua cidade deu o gabarito da prova de geografia da universidade mais concorrida do seu estado (isso acontece aqui em Belém!).E quando você ta querendo esquecer do mundo e esfriar a cabeça entrando no MSN,vem uma amiga sua desesperada contando que na sala que ela fez prova,tinha gente até batendo foto do caderno de questões do ENEM(isso aconteceu comigo,acredite!).E nessa hora,você sente que todo seu ano letivo foi pro lixo,e ainda vem o presidente dá um “apoio”moral dizendo que se a prova for anulada,eles refarão a prova quantas vezes for possível( ah claro,não é ele que vai ficar 5 horas fazendo uma prova em algum colégio publico quente e sem ar condicionado)

Depois que passa todo tormento do período das provas,ai sim que vem a pior parte, a hora do listão...E o seu caso se torna ainda pior quando você faz vestibular lá pra alguma cidadezinha onde o satélite só procura derrubada de árvores( que foi o meu caso), e você tem que esperar umas 4.000(ou mais) pessoas serem chamadas...

E por que medicina sempre tem que vir na frente? É sempre essa disputa entre cursinhos aqui em Belém-PA, quando os alunos de administração ficam felizes porque supostamente eles serão os primeiros a comemorar ( ou chorar),ai vem a tiazinha da Jovem Pan dizendo:” A pedidos nós vamos chamar primeiro o curso de Medicina”.Poxa, eu quero saber se o cara que ta lá em alguma cidadezinha,em alguma região inabitada,que vai fazer licenciatura noturna em algum curso,tem alguma coisa a ver com o cara que vai fazer Medicina?


Éeee meu amigo, apesar de tudo a minha estória teve um final feliz,e se você estiver passando por esse processo de tortura mental,aí vai um conselho de amiga,aproveite este ano,pois se não você vai passar por isso mais um ano(ou mais),isso vai depender da sua capacidade mental...

4 comentários:

Unknown disse...

Sua mãe é mara, Marci. Tem que fazer um post com "Conselhos da Tia ". UHAUHA euri... pô, o ano de vestibular foi uma tortura mesmo, sorte minha não ter que passar por isso de novo... Sorte que eu fiz minhas promessas lindas: vou ter que andar de joelho no círio, doar 50% do meu futuro salario pra sempre, sacrificar duas crianças em nome de satã... -NN UHAUHA mas ja passou \o\

GabiiAbbud disse...

Aah, feliz o post. Cara, eu passarei por essa tortura, again, quem mandou não me esforçar o suficiente u_u
Mas sabes como sou néah?! xD Sobre promessas, ainda bem que não passei esse ano, se não estaria careca agora xD. Nada de promessas assim ano que vem!

Adorei nossas fotos! =D
Ah, o Mitri vai ter que loirar os cabelos de baixo, se não ele vai reprovar direto na universidade xD.

Bj amore s2

Estudante Luiz disse...

É, amiga, vida de vestibulando não é fácil mesmo. Eu passei pela dor e sofrimento de não passar (drama). Bom, da primeira vez que fiz eu nem estava ligando pra isso, mas na segunda vez eu parei e pensei "É esse o meu ano". Enfim, deu tudo certo (até mais que isso, passei em todas... xD)
Três vivas para os aprovados no vestibular, viu. Povo sofrido, vô te contar!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.