sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Pega ladrão!"

“Pega ladrão!” Basta dizer essas duas simples palavras que Belém inteira se levanta!Pessoas brotam do chão,crianças,idosos,adultos,cachorros,gente que não tem nada a ver com a situação chega com pau,pedra,perna manca,tijolo,qualquer tipo de objeto capaz de causar um belo traumatismo craniano.Foi assim que aconteceu comigo na 2ª vez em que fui assaltada.Tinha uma tiazinha que estava assistindo o mal elemento me assaltar,e de repente ela falou as duas palavras mágicas: “pega ladrão”,foi quando me virei pra olhar pra ela,e vi um homem dando um salto do muro da casa dele com um pau na mão,parecia coisa de cinema,eu fiquei impressionada, égua do salto lindo! Pena que eu fiquei nervosa e entreguei o celular pro bandido,e não deu tempo do povo”passar o sal”nele...Ô sorte!
Uma das novas modas de Belém é o linchamento ,o que já não é nenhuma novidade, e já contagiou o “povão”.Com o aumento da criminalidade e a carência de um bom policiamento,Belém vem se tornando o palco de uma “guerrilha” sem fim,onde de um lado está a população junto com a polícia,e de outro tem a bandidagem,que ultimamente parece está brotando do asfalto,e a única maneira que a população encontra pra se defender e na base da porrada.Quando ocorre esse tipo de “manifestação”,a população se reúne, e vem gente de todos os cantos,pessoas param o carro pra ver,pessoas com celular fazem questão de registrar cada cena,é um verdadeiro show de horrores a céu aberto,é como se nós estivéssemos na Idade Média, assistindo a queima das bruxas.Esse ato já ta tão comum,que ninguém pensa que é mais uma vida que será ceifada.
Eu me lembro quando eu vi pela primeira vez um linchamento...Estava vindo do colégio,em horário de almoço,e nesse horário geralmente é soturno...Quando eu vi um vulco-vulco,pessoas correndo atrás do ladrão até que o seguram ...Ele tinha entrado na casa de uma mulher e roubado a sua bicicleta.De repente a mulher apareceu com um pedaço de ferro,e começou a bater na cabeça do meliante.Foi desesperador,pois eu não sou a favor desse tipo de ato,mas ainda bem que a mulher só queria dar umas tacadas,pois logo liberaram o ladrão...
A minha indignação vem dês do dia em que li uma manchete de jornal,que dizia que um taxista foi lixado,após ter seu carro roubado.Os ladrões que estavam no carro começaram a gritar o nosso velho “pega ladrão”,e acusaram o taxista de ser o assaltante,a população não pensou duas vezes em linchá-lo,no outro dia estava a cara do pobre trabalhador estava estampada em todos jornais...E a população não devia também ter recebido uma pena?
Outra que também me indignou foi um vídeo que um amigo do colégio me mostrou,onde passa detalhadamente o linchamento de um sujeito que supostamente tinha roubado e matado um homem em Curuçá,e no fim de tudo ainda queimaram o homem vivo.As cenas eram tão chocantes,que eu fiquei com as imagens na cabeça durante uma semana...
Não é difícil entender o ódio que a população sente. Quem não fica indignado em comprar um celular novo,onde você vai parcelar de 10 vezes sem juros no cartão Y.Yamada (gente boa),e lá na esquina da sua casa vem um sujeito,de bicicleta,boné,kenner,e um cordão do “Super Pop” (que não pode faltar),na maior cara de pau,te roubar e ainda te chama de filho da puta? Dá vontade de matar um ser desse! Mas não é assim que devemos fazer justiça. Quem deveria resolver esse problema eram os nossos policiais, que no fim das contas só fazem um boletim de ocorrência, como se isso fosse trazer os nossos bens materiais de volta...
Por causa da falta de policiais,a população está se revoltando,e enquanto isso,mais vidas serão pedidas,e no fim, quem realmente será punido,a população?Os ladrões? Ou a polícia? Alguém tem que tomar as providencias...

2 comentários:

Estudante Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estudante Luiz disse...

É verdade, estes atos de violência vem se tornando comuns em todo lugar. A população, cansada de esperar que a polícia faça seu [lento] trabalho, resolveu fazer justiça com as próprias mãos.
Também sou contra esta prática, mas ela realmente funciona: nos locais onde isto é comum (e impune), as taxas de violência caem.
Só é triste pensar que, para nos sentirmos seguros, precisemos nos animalizar até este ponto. =/